top of page

Novo conceito de Le Petit Casino - supermercado de proximidade


Le Petit Casino (o pequeno Casino) é uma das bandeiras de supermercado de proximidade do grupo Casino que agora também está com novo conceito e, de acordo com o relatório da empresa (desempenho 2.017) está gerando uma boa performance nas lojas já convertidas.


De acordo com o site da empresa, Le Petit Casino é pioneiro do comércio de proximidade Francês (desde 1898) e, a partir de 2017, a empresa passou a modernizar esta bandeira. O novo Le Petit Casino se instala no coração das cidades visando recriar o espírito do comércio de rua, concebido como locais de convivência, com importância na relação e relacionamento com os clientes (como eram as pequenas mercearias). Segundo a empresa, é um casamento do passado com o futuro. A Bandeira já conta com aproximadamente 928 pontos de vendas, com área de vendas variando de 80 a 500 m2.


Para conseguir este contato pessoal, a empresa aposta na franquia ou no formato em que há a figura interessante do gerente mandatário não assalariado, uma dupla (sempre) com perfil empreendedor e gosto pelo comércio, que são treinados pela empresa (ainda tem acompanhamento bem próximo no primeiro ano de trabalho) e assumem uma loja sem investimento financeiro pessoal. Eles vão ser responsáveis por esta ligação com a clientela e terão autonomia na animação do ponto para colher resultados e sua participação nestes (este tipo de relação de trabalho deve ser regulamentada).


As diferenças já são percebidas na fachada, com entrada e vitrine bem amplas e convidativas, algumas pintadas de verde escuro, ou com toldos e mercadoria exposta na calçada, recriando o ambiente do comércio de rua. A área interna está adaptada aos centros urbanos, confortável, contando também com balcão e banquetas, mesas e cadeiras, para você tomar seu suco de laranja feito na hora, seu café e até um chopp, por que não. Aliás, o caixa não é apenas para receber o pagamento de mercadorias, é também (como em um bar e seu balcão) um ponto de vendas e conversa ou convivência com os clientes.


A cor verde escura da sua logomarca também é utilizada nos aventais dos funcionários, nas caixas expositoras de hortifrúti, nos carrinhos de compras, nas placas informativas e placas manuais de preços, estas pintadas a mão em branco neste fundo, assim como também pintadas a mão comunicações e ofertas nos vidros da loja.


A linha de produtos é bem adequada ao seu publico alvo, com cerca de 6.000 itens, mais da metade de grandes marcas, também marcas próprias Casino, contando inclusive com produtos a granel, em autosserviço, com boa presença de produtos orgânicos, produtos locais e regionais, pontos importantes para o consumidor Francês (tendência que também logo deve chegar por aqui, acredito). O conceito também oferece vários serviços, como recarga de celular, lavanderia expressa, adaptados a este conceito urbano.


Tenho a impressão que um conceito de proximidade bem simpático destes como é o novo Le Petit Casino poderia talvez ter mais sucesso do que os que o próprio Casino já oferece por aqui por enquanto.


Veja a seguir o vídeo de uma loja neste novo conceito.

Alain Winandy - direitos reservados - www.cienciadovarejo.com.br

Últimos posts
bottom of page