Quando é que vamos ter um supermercado destes por aqui!!!
Avril, supermercado saúde, é uma rede do Quebec (Canadá) em plena expansão, contando agora com 8 (oito) lojas, com foco em saúde, produtos orgânicos e alternativas de produtos 100% naturais. E não são lojas pequenas, sua ultima inaugurada em Junho deste ano conta com área de vendas de 4.000m2.
Focada no conceito de vida com mais saúde e bem estar, comercializa alimentos naturais e orgânicos certificados (inclusive hortifrúti, que apoia os produtores locais para poder fornecer seus produtos o ano inteiro apesar do inverno rigoroso), suplementos e vitaminas, cosméticos naturais, carnes sem aditivos químicos (tem isso?) e certificadas, peixes frescos vindo de pesca sustentável e também certificados, produtos sem gluten, produtos locais, ecológicos, produtos de phytoterapicos, homeopáticos, aromatherápicos, com equipe qualificada composta por naturopatas, homeopatas, herboristas, esteticistas, em uma loja construída levando em conta o meio ambiente e sustentabilidade, e com serviço de consulta privada em naturopatia, homeopatia, osteopatia , massoterapia, controle de peso, e acupuntura.
Não só comprar produtos ou pratos prontos para consumir em casa, mas, voce também pode fazer suas refeições na loja, em uma praça de alimentação de 130 lugares (mais um bistrô em um terraço com 48 lugares).
Por lá, a estimativa de crescimento (real) de consumo de alimentação natural e orgânica é de 10% ao ano e, é um mercado que responde bem à vendas online, que a Avril também conta como estratégia de crescimento (já são mais de 100.000 clientes por mês em seu e-commerce).
Para atender este crescimento acaba de construir um novo e maior centro de distribuição, para distribuir seus produtos às lojas e aos consumidores (e-commerce), contando inclusive com uma cozinha industrial da alimentação natural, além de embalar por lá também seus produtos de marca própria.
Já temos o exemplo americano maios conhecido de sucesso nesta área, o do Whole foods, além de muitos outros (vários já foram abordados neste blog), também bem sucedidos, nos EUA e Europa. Saúde, bem estar, sustentabilidade, são tendências que estão crescendo rapidamente nos hábitos e preferência dos consumidores.
Por aqui, já observamos a expansão deste mercado e as tendências alinhadas a estas, mas, ainda não temos um supermercado grande e moderno, com estes valores e este tipo de proposta (Já podemos observar algumas boas iniciativas, mas, ainda de lojas bem pequenas ou com conceito não tão bem definido ou resolvido); Acredito que há tempos já merecemos um, e que seria de grande sucesso. Mas, porque será que, até o momento, com este potencial, ainda não temos um destes?
Faça sua inscrição no site www.cienciadovarejo.com.br
Alain Winandy
O site da empresa da matéria é https://www.avril.ca/